Paraíso em Paraty

Pela primeira vez eu e minha namorada resolvemos fazer as malas, entrar no carro, pegar a estrada e ir! Sempre quis que ela conhecesse mais de Paraty, um lugar que eu amo desde a primeira vez que fui. Você pode ver o vlog da nossa viagem clicando aqui, e se quiser fazer algo parecido, esse post tem várias dicas!

A POUSADA PARATY PARADISO

Ficamos hospedadas na pousada Paraty Paradiso, sem Paraty-Mirim (30 minutos da cidade de Paraty. Descobri a pousada através da Carla Lemos do blog Modices, e desde que vi os posts dela fiquei com vontade de conhecer. Como disse, nunca tinhamos pego a estrada antes e a estrada Rio-Paraty é extremamente esburacada, tem muito pardal (fiscalização eletrônica) e não é bem iluminada – principalmente no trecho Manguaratiba-Angra-Paraty.

O mais legal da pousada em que ficamos é que o nosso quarto era uma casa na árvore! Bem compacta e extremamente aconchegante aconchegante. O banheiro do quarto é ao ar livre o que, de primeira, é um pouco intimidador, mas como tem muita árvore em volta a gente acaba tendo bastante privacidade. A vista da varanda do quarto é de muito verde e também dá pra ver o mar! Assistimos o amanhecer do quarto dos nos primeiros dias (não precisa nem levantar da cama), o céu fica todo laranja e é absurdamente lindo, – foi uma das minhas partes preferidas da viagem. O café da manhã também era muito gostoso e caprichado, com várias furtas que eram colhidas no local. A gente comeu fruta-pão pela primeira vez e pereceu uma mistura de inhame e batata doce.

A casa na árvore é uma construção nova na pousada. O casal dono da pousada que a construiram em cima de uma jaqueira de 40 anos. Eles medem a árvore de tempo em tempo para garantir que ela não está sendo danificada pela casa.
PRAIA DE PARATY-MIRIM
A praia fica 10 min andando da pousada, é uma praia com águas calmas (sem onda) e rodeada por montanhas verdes. Lá acontece o encontro do mangue com o rio e então com o mar – que é a minha parte favorita.
Na praia tem alguns quiosques que colocam mesas, guarda sol cadeiras e servem comida, petiscos e bebidas como cerveja, drinques e refrigerante. Sugerimos o incrível (e enorme) pastel de palmito do quiosque Paraty-Mirim. A salada de palmito também é deliciosa, principalmente com a pimenta da casa (gostamos tanto que trouxemos uma conosco).
Não dá pra ver o por-do-sol da praia porque ele se põe atrás da montanha, mas fomos ver o nascer do sol uma manhã e foi simplesmente incrível. Talvez a minha experiencia preferida da viagem da praia de Paraty-Mirim. Não sei, parece que muitas coisas são “as minhas preferidas” nesse post.
Da praia de Paraty-Mirim você consegue pegar um barco para conhecer as praias do entorno – são 33 praias no total! O ideal é ir com um grupo grande ou se juntar a outras pessoas para ficar mais barato. Os barqueiros cobram cerca de 100 reais a hora e o passeio mais indicado é de 4 horas por algumas praias do Saco do Mamanguá. Como estávamos em duas e não queríamos fazer um passeio tão longo fizemos um tour de 2 horas e visitamos o Saco da Velha, a Praia do Engenho e a Fazenda de Algas, onde dá pra ver várias tartarugas se alimentando.

Também fizemos um delicioso passeio de caiaque pelo mangue até a praia; o caiaque é do pessoal da pousada e é só perguntar para eles onde fica. Existem várias trilhas que podem ser feitos de Paraty-Mirim para outras praia, por falta de tempo não fizemos nenhuma mas com certeza vamos voltar para isso.
Paraty fica à cerca de 30 minutos de carro de Paraty-Mirim. O clássico passeio pela cidade histórica vale muito a pena, a nossa rua preferida é a Rua do Fogo. Em um dos dias almoçamos em um restaurante turco com opções veganas e vegetarianas simplesmente incrível, o Istambul – ele fica bem perto da rodoviária de Paraty.
Já que estamos falando de comida, em frente à pousada Paraty Paradiso você encontra a Pizzaria Helena, que tem uma das melhoras pizzas que já comi na minha vida! (sério, e por apenas 25 reais).
A pizzaria já tem diversas opções vegetarianas no cardápio. Levamos nosso queijo vegano e pedimos para usarem em uma piza metade abobrinha e metade marguerita. A massa é fininha, deliciosa e a pizza é feita no forno à lenha. Nota 10.
Com certeza vamos voltar mais vezes para conhecer mais algumas das 33 praias. Paraty e a região do entorno e realmente um daqueles paraísos bem conservados. Um lugar pra relaxar e aproveitar muito a natureza!
Follow:
Compartilhe

6 Comments

  1. Shanna
    April 4, 2018 / 11:46 am

    Quero comer a sua coroa, tabom?

    • mari
      Author
      April 4, 2018 / 2:50 pm

      por acaso você é uma tartaruga comedora de algas? kkkkkkk <3

  2. Marcia Rosa da Silva
    April 6, 2018 / 10:42 am

    Se eu e minha namorada já tínhamos vontade conhecer Paraty agora temos mais ainda.
    No caso, vocês foram de carro mas nós pretendemos ir de ônibus (partindo de SP). O acesso a pousada é difícil? Rola um Uber/táxi a partir da rodoviária ou é mais viável ficarmos pelo centro mesmo, Mari?

    Amei o vlog, vocês estão lindas como sempre <3

  3. Júlia
    April 7, 2018 / 10:51 am

    Mari, você sabe dizer quanto gastou em média com a viagem, ou pode sugerir um valor mínimo e máximo para passar três dias em Paraty-Mirim (sem contar o transporte até Paraty)?

  4. April 10, 2018 / 1:38 pm

    Oi Mari! Assisti ao vlog umas 3x já! To encantada! Já estou combinando com meu noivo de irmos pra lá até o final do ano 🤗 adorei! 😘 obrigada pela sua dicas!

  5. Ana Simas
    May 13, 2018 / 7:56 pm

    Conheci o blog e o canal no youtube hoje e estou amando! Toda a proteção divina pra vocês. Sucesso. Bjs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *